Nosso Blog

Benefícios da música para o corpo

Postado em 3 de abril de 2018

música está presente no nosso dia a dia das mais diversas formas, seja para entretenimento, relaxamento e celebrações. Independente do estilo que você mais gosta, a música tem influência na sua vida e muitas vezes você nem percebe o quanto é beneficiado pela mesma. Quem nunca ouviu uma música para se animar ou praticar um exercício? Os benefícios da música vão além de um simples hobby, ela é capaz de trabalhar diversas áreas do cérebro e ativar diversas conexões, aliviando o estresse, aumentando a concentração, reduzindo dores, entre outros. O bem-estar promovido pela música tem sido estudado por várias universidades, confira aqui alguns benefícios da música já comprovados.

Qualidade do sono 
Sofre de insônia? Uma música calma pode te ajudar a pegar no sono e fazer com que a sua noite seja mais tranquila. Opte por músicas clássicas, sons instrumentais ou da natureza, assim o seu corpo e mente relaxarão e você conseguirá descansar durante toda a noite e estar pronto para enfrentar as atividades do dia logo pela manhã.

Produtividade no trabalho 
A música que você ouve no trabalho interfere diretamente na sua produtividade, em tarefas simples, você pode ouvir músicas que gosta ou conhece, assim o cérebro perceberá a música como um estímulo para a monotonia da tarefa. Já para ações mais complexas ou de aprendizado é melhor ouvir músicas mais simples, sem letrar difíceis, para que o cérebro não interprete como um conflito e tenha dificuldade em realizar as duas atividades ao mesmo tempo.

 

Atividade física 
Precisa de mais disposição para praticar exercícios e não sabe como se motivar? Monte uma playlist com músicas animadas e as escute durante a prática. As músicas corretas irão melhorar o seu humor, dar disposição, aumentar sua resistência e reduzir a percepção do esforço, assim o seu desempenho será melhor e o momento mais prazeroso. Ouvir sua música predileta, após os treinos ajuda na recuperação, o corpo se sente renovado com maior velocidade e mesmo depois de muito esforço, com forças para realizar outras tarefas.

 

Estudos 
Assim como no trabalho, a música pode auxiliar nos estudos facilitando a concentração. Além disso a música é capaz de melhorar a capacidade intelectual, incentivar a criatividade e ampliar o poder de raciocínio. Aqueles que tocam um instrumento tem a performance do cérebro ainda mais melhorada, com maior capacidade para absorver novidades e memória aprimorada. Que tal aproveitar deste benefício? Comece agora mesmo a tocar um instrumento, a Tecla Som oferece órgãos e pianos de qualidade com ótimos preços e entrega em todo o Brasil.

 

Estresse
Ouvir suas músicas favoritas diminui os níveis de cortisol, logo, diminui os níveis de estresse crônico. Algumas pesquisas ainda afirmam que escutar música pode ter o mesmo efeito que uma massagem para diminuir a ansiedade e estresse. Cantar no chuveiro é um ótimo remédio para aliviar toda a tensão após um dia estressante no trabalho.

 

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/conheca-os-beneficios-da-musica-no-seu-corpo-e-aproveite-agora-mesmo,b7e7ba820feb22daa8a94d0fe6cb0cda2wvhxsj0.html