CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NO TRABALHO

a

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MÚSICA NO TRABALHO

Em entrevista para o Portal Terra, Aurilene Guerra, mestre em neuropsicologia e professora de Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explica: ” o processamento da música começa com a penetração das vibrações sonoras no ouvido interno, provocando movimentos nas células ciliares que variam de acordo com a frequência das ondas. Os estímulos sonoros seguem pelo nervo auditivo até o lobo temporal, onde se dá a senso-percepção musical: é nesse estágio que são decodificados altura, timbre, contorno e ritmo do som. O lobo temporal conecta-se em circuitos de ida e volta com o hipocampo, uma das áreas ligadas à memória, o cerebelo e a amígdala, áreas que integram o chamado cérebro primitivo e são responsáveis pela regulação motora e emocional, e ainda um pequeno núcleo de massa cinzenta, relacionado à sensação de bem-estar gerada por uma boa música. Enquanto as áreas temporais do cérebro são aquelas que recebem e processam os sons, algumas áreas específicas do lobo frontal são responsáveis pela decodificação da estrutura e ordem temporal, isto é, do comportamento musical mais planejado”.

Diversos estudos científicos vêm sendo desenvolvidos para entender melhor o efeito da música ao aprendizado e atenção. E algumas pesquisas já confirmam que a musicalização e o aprendizado de um instrumento podem contribuir no entendimento de trabalhos que exigem raciocínio e concentração. Iss porque é a estimulação que o cérebro recebe, especialmente para estudo de algumas matérias como matemática e línguas.

Os estudos acima só confirmam aquilo que na prática sentimos quando ouvimos música. O neurocientista e músico Jamshed Bharucha, concluiu em um dos seus estudos que “a música permite humanos a se conectarem de modo sincronizado, ajudando-nos a desenvolver uma identidade em grupo e nos tornando suscetíveis ao trabalho em equipe”. 

Quando ouvimos uma música que gostamos muito, o nosso cérebro é ativado, e aciona a liberação da dopamina. A dopamina é um neurotransmissor que tem a função de ativar no cérebro diversas sensações que sentimos. É produzida em dois pontos do cérebro: a substância negra – que controla emoções como a recompensa e vício – e a área tegmental central – referente a concentração. Ele tem a responsabilidade de controlar a nossa memória, humor e aprendizado.

A Revista científica Nature Neuroscience publicou um estudo onde descobriu que a substância dopamina está diretamente envolvida no intenso prazer de ouvir uma música. Outra pesquisa, da Mindlab International, conclui que a música pode reduzir em até 65% da ansiedade. Uma mente e corpo saudáveis precisam de descanso e a música é uma maneira de tirar a pressão e diminuir o estresse.

1 Comment
  • A WordPress Commenter
    Posted at 08:34h, 10 janeiro Responder

    Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Post A Comment